Uma equipe da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) esteve em Vigia mobilizando o segmento de serviços turísticos para se inscreverem no Cadastur – o sistema federal de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo.

Na noite desta quinta-feira (3), a Coordenadora de Políticas Públicas da SETUR, leda Moreira, a Gerente de Qualificação de Serviços Turísticos – Margarete Carvalho, e a gerente da Plataforma de Inventário Turístico – Cristiane Barros, reuniram-se com um grupo de empreendedores de Vigia, em evento na Casa do Empreendedor – organismo de fomento empresarial, vinculado ao município, que tem apoio do SEBRAE.

A iniciativa faz parte de uma série de iniciativas – entre elas a criação do Conselho Municipal de Turismo – para inscrever o município de Vigia no Mapa Nacional do Turismo.

Leda Moreira destacou que o Cadastur adiciona vantagens e oportunidades de negócios aos empreendimentos, servindo como fonte confiável de informações sobre restaurantes, hotéis, agências e outros serviços para o turista. E permite ao município participar4 de programas federais e estaduais do setor.

Cerca de vinte empreendedores compareceram à exposição e manifestaram interesse em se inscrever nesse programa do Ministério do Turismo, operado em parceria com os órgãos oficiais de turismo em todo o país. Em Vigia, o incentivo conta com o apoio da Casa do Empreendedor, vinculado ao Sebrae.

O cadastro é virtual e gratuito. O cadastro é obrigatório, conforme as leis 11.771/08 e 8.623/93 para as seguintes atividade: acampamento turístico, agência de turismo, guia turístico, parque temático, organizador de eventos, meios de hospedagem e transportadora turística.

O formulário de inscrição no Cadastur pode ser aberto no site www.cadastrtur.turismo.gov.br . Uma vez enviado, a solicitação é avaliada pela Setur, que analisa o perfil do empreendimento, de acordo com os critérios do Ministério do Turismo. É recomendável que se inscrevam, entre outros, os seguintes serviços: restaurante, parque aquático e outros empreendimentos de lazer, locadora de veículos, casas de espetáculo, centro de convenções.

Na quarta-feira (2), as técnicas da Setur reuniram-se com o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Deyvison Barbosa, e discorreram sobre a necessidade de o município incentivar os empreendedores a se cadastrarem, além de se qualificar para participar das políticas públicas do turismo.

A coordenadora da Casa do Empreendedor, Márcia Carneiro Ferreira Palheta, disse que a iniciativa da Setur em Vigia soma-se ao esforço que o governo do município vem fazendo para fomentar o empreendedorismo e qualificar os serviços do setor.