Vigia tem uma agenda cultural inédita neste mês de abril, envolvendo pintura, música popular, grafismo e música erudita.

Desde dezembro passado, o prefeito Júnior cumpre o compromisso assumido com as bandas sinfônicas de Vigia. Em doze meses, as entidades receberão o total R$108 mil reais. São R$ 1.500 reais por mês para cada uma das seis bandas: “31 de Agosto”, “União Vigiense”, “Maestro Vale”, “Som 25” (Porto Salvo), “Raimundo Nobre” (Juçarateua) e “Isidoro de Castro” (Arapiranga). Os recursos são contribuição oficial para a manutenção das escolas de musicalização das seis bandas, incluindo as duas do interior.

Em contrapartida, as bandas executarão um programa cultural que contemplará 18 eventos na cidade e no interior do município, em um ano.

Com esses recursos, as bandas garantem parte dos custos de funcionamento de suas escolas, garantindo dez vagas para alunos matriculados nas escolas municipais.

A iniciativa sinaliza o interesse e a atenção do governo para com a Cultura de Vigia – especialmente as bandas de música, a maior tradição artística local.

Outras iniciativas têm se concretizado no campo da Cultura, como por exemplo, o apoio à Sociedade Literária Cinco de Agosto, que com recursos no mesmo valor do das bandas mantém em funcionamento sua sede, e financia parte do projeto de digitalização de documentos cartorários.

Neste dia 12, o pianista Hallan Santos executa o seu projeto premiado pela Lei Aldir Blanc / Vigia em 2021. Ele vai apresentar um repertório autoral e peças de compositores vigienses. Será às 19 horas, na sede da Sociedade Cinco de Agosto.

A agenda cultural inédita tem, além da mostra de pinturas “Obras da Paixão, aberta no sábado, 9, no próximo fim de semana (16 e 17), um verdadeiro “mutirão” de artistas, empenhados no projeto chamado “Tarrafiada Cultural”, premiado pela Lei Aldir Blanc / Vigia em 2021, cuja programação contempla arte gráfica, música popular, carimbó e artesanato.

Outra iniciativa independente no campo da música – lançada na abertura da Exposição “Obras da Paixão” – é a Schola Cantorum São Gregório Magno, que se dedica ao “canto gregoriano” – um gênero ainda muito apreciado pela Igreja Católica. O projeto é liderado pelo músico e professor Deigo Costa, e é integrado por Giuseppe Costa, Thiago Barbosa, Kaio Siqueira, Aelson Júnior, Cleyson Ataide, Marcos Porto, Luis Carlos Monteiro, João Carlos Jr. (cantores).

No dia 23, Vigia receberá um concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro da Paz, que em Vigia inaugura sua agenda no interior do Pará, com um espetáculo na Igreja da Mãe de Deus.

Ainda neste mês, a Secretaria de Estado de Turismo abre a licitação pública para as obras de reforma do Museu da Cidade.