Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social promove ações preventivas contra a pandemia do Coronavírus

Diante da Pandemia do Coronavírus e seguindo as determinações municipais para garantir a informação, orientação e o atendimento a todas as pessoas, a Secretaria de Assistência Social adotou, em caráter emergencial, certos protocolos para o trabalho de abordagem social. Assim, na manhã da última segunda-feira (23), os técnicos da SEMTAS estiveram nos locais com que registraram maior aglomeração de pessoas (Lotérica, Feira e Mercado Municipal e seu entorno, além das lojas e comércios do centro da cidade) repassando informações e orientações sobre a prevenção ao COVID-19. Esse serviço continuará durante a semana e contará com o apoio da Secretaria de Saúde.

Na oportunidade buscou-se também abordar e identificar as pessoas que se encontram temporariamente em situação de rua. Tal ação teve continuidade na mesma noite, onde os técnicos do CREAS e do CRAS Sol Nascente, com o apoio da Polícia Militar, realizaram abordagem junto ao público da área conhecida como “Cracolândia” e na Praça da Independência, no intuito de informar sobre a gravidade da situação, orientá-los sobre as principais medidas de prevenção, identificar a situação sociofamiliar em que se encontram, verificando a possibilidade de reconduzi-los ao seu domicílio ou convidá-los a se abrigar no ponto de apoio organizado para prevenir o agravamento da situação de risco pessoal e coletivo, garantindo a saúde dessas pessoas e de toda a população vigiense.

Vale destacar que, foi identificado que essas pessoas tem domicílio e famílias, porém, estão com vínculos familiares fragilizados devido alguns motivos, sendo o principal deles, o uso abusivo de drogas, e apenas 01 delas, que não é do município se encontra em real situação de rua, a qual será alvo de ação preventiva da Prefeitura de Vigia, por meio da SEMTAS.