Feira de Artesanato Abre Dia 10

Vigia terá uma feira de artesanato no período do Círio. Projetada pela Secretaria de Cultura e Turismo, será chamada de “Mãos de Nazaré”. A abertura está programada para esta sexta-feira (10), às cinco da tarde, na Praça da Prefeitura.

Cerca de 15 artesãos vão participar da Feira, que funcionará durante três fins de semana (sexta, sábado e domingo) deste mês de setembro.

A iniciativa “tem o objetivo de criar um ambiente adequado à exposição e comercialização dos artigos criados pelos nossos artesãos. Será o pontapé de um projeto de apoio ao artesanato local, dentro do conceito inspirado pela economia criativa e empreendedorismo” – diz o prefeito Job Xavier Palheta Júnior.

Dentro desse conceito, a Secretaria de Cultura vai elaborar um projeto que contemple qualificação de artesãos, e um calendário de feira capaz de criar o “ambiente de incentivo” – informa o Secretário de Cultura e Turismo, Nélio Palheta. Ele acrescenta que na semana passada a SEMCULT iniciou um diálogo com a Fundação Cultural do Estado para planejar um programar oficinas para artesãos. “A proposta é que se qualifique a produção artesanal de Vigia”.

“A rigor, a Feira Mãos de Nazaré inaugura um diálogo com a área de fomento ao empreendedorismo da prefeitura, no âmbito da Secretaria de Trabalho e Ação Social, para que a construção de um novo ambiente para o artesanato seja a mais profissional e produtivo possível, doravante, envolvendo vários atores que permeiam a atividade cultural” – diz o Secretário de Cultura e Turismo, Nélio Palheta.

A Feira “Mãos de Nazaré” será periódica, dependendo do interesse dos artesãos, que serão envolvidos diretamente, como agentes principais do segmento. ”A feira ganhou esse nome para valorizar a arte manual como um dom que precisa ser valorizado e incentivado” – diz o secretário.

A abertura da feira ocorrerá às cinco da tarde desta sexta-feira, evento que contará com a presença do prefeito Job Júnior. O projeto tem o apoio das Secretarias de Governo, Pesca e Agricultura e de Trânsito e Segurança, além da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap).