Vigia no Maio Laranja – Abuso Sexual contra Crianças é problema de todos

É preciso falar às claras! É um problema socialmente grave em muitos lugares do mundo. Comum a todas às classes sociais, atinge principalmente as mais pobres.

O abuso sexual contra crianças e adolescentes é crime contra os direitos humanos. Essa violência tem um espectro muito grande, provocando consequências muito sérias às vítimas.

O machismo, o autoritarismo, os diversos preconceitos estão intimamente ligados aos acontecimentos que afetam, geralmente, as meninas de todas as idades. Os meninos também são vítimas.

A violência sexual afeta a pessoa para o resto da vida. Causa traumas, sequelas definitivas.

Não é um problema somente para assistentes sociais, psicólogos, médicos, educadores – e na maioria das vezes, para a polícia e a justiça resolverem. É um problema de todos nós. De toda a sociedade.

Em Vigia de Nazaré, a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social executa vários programas que cuidam de crianças e adolescentes, integrando, por meio do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), uma rede nacional de assistência e proteção.

Escute o que diz a Secretária do Trabalho e Assistência Social da Prefeitura de Vigia, Mariane Moraes.