Vigia nunca tinha assistido a um concerto, como o de sábado, 23 de abril, quando a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz se apresentou na igreja da Mãe de Deus. A nave do templo foi pequena para público: cerca de 400 pessoas estavam na plateia, muitas acompanharam de pé o espetáculo. Foi um acontecimento cultural para ficar na memória de quem não dispensou o espetáculo. Vários músicos das bandas de Vigia prestigiaram o evento.
Regida pelo maestro Miguel Campos, a orquestra executou um repertório de clássicos. Os momentos que mais animaram a plateia foram quando três músicos vigienses executaram solos: o primeiro foi Helden Sávio Sarmento Silva (trompa), que interpretou o Concerto nº 3 de Mozart para Trompa e Orquestra – o conhecido “Feijão” emocionou-se enquanto se apresentava; ele foi seguido por Adriano Leal Coutinho (fagote), que tocou “Andante e Rondo Ungarese”, obra de Carl Maria Friedrich von Weber); João Marcos Palheta (clarinete) interpretou o 2º e o 3º movimentos de “Concertino para clarinete e Orquestra”, de autoria do brasileiro Francisco Mignone. O trio foi escalado por Miguel Campos para se destacarem nesse concerto, e por terem origem nas bandas musicais de Vigia. Como convidado especial da orquestra, participou Rodrigo Almeida (percussão), músico da Banda Maestro Vale.
Duas obras populares – ambas do compositor italiano Ennio Morricone – foram trilhas de filmes clássicos da década de 1980: “A Missão” – cujo roteiro sobre as atividades dos jesuítas na América, remete também a história desses missionários na Vigia, no século XVIII, e da própria Igreja da Mãe de Deus; e “Cinema Paradise”, que lembra o lendário ”Cine Brasil”, cinema que funcionou até final da década dos anos 1960 (hoje uma loja na Rua Noêmia Belém).
O Concerto foi uma iniciativa da Secretaria de Cultura de Vigia “abraçada” pela Secretaria de Estado de Cultura, representada no evento pelo secretário adjunto, Júnior Soares, que ao se manifestar antes de começar o espetáculo, disse que a exibição da OSTP em Vigia era parte da política do Estado executado pela SECULT, de levar a orquestra ao interior.
O Secretário de Cultura do Município, José Nélio Palheta, também se manifestou e destacou que o concerto da OSTP era oportunidade de Vigia ver um dos resultados do trabalho que há mais de três décadas vem sendo executado pelo maestro José Vale: foi com ele – disse Palheta – que os três solistas do concerto daquela noite, iniciaram a carreira musical. E que o evento incentivava os jovens que estão nas bandas seguir carreira de músico.
O Concerto foi encampado pela prefeitura e várias secretarias envolveram-se com tarefas especificadas de apoio à Secretaria de Cultura: a Secretaria de Governo foi responsável pelo jantar e demais necessidades da orquestra; a Secretaria de Trânsito e Segurança encarregou-se do controle do trânsito na região da igreja e da segurança da orquestra, desde o pórtico da cidade; a Secretaria de Saúde disponibilizou uma unidade do SAMU, e a Secretaria de Infraestrutura destacou dois eletricistas, para suporte à equipe de iluminação do espetáculo, e operários que ajudaram na adequação da igreja ao espetáculo. A Comunicação da prefeitura contribuiu com a edição de vídeos e outras peças de publicidade.
A Semcult contou também com o apoio da Diocese de Castanhal, que autorizou a Paróquia ceder a igreja para o evento, transferindo a missa do sábado à noite para a Igreja de São Sebastião; a Sociedade Cinco de Agosto abrigou o jantar; a Polícia Militar reforçou a segurança na região da igreja, e o Corpo de Bombeiros apoiou o evento com uma viatura de resgate, dois militares da corporação atuaram dentro da igreja.
- Matriz da Vigia foi palco do grande concerto da OSTP.
- Público aplaudiu com ensutisamo os núsicos vigienses participantes do espetáculo.
- Maestro Miguel Campos regeu repertório de clássicos da música. Foto Secult _ Akira Takatsuji.
- Helden Sarmento (trompa). Foto Secult Akira Takatsuji
- Adriano Leal (fatogot). Foto Secult _ Akira Takatsuji
- João Marcos Palheta. Foto Secult _ Akira Takatsuji
- Igreja foi cedida pela Paróquia para abrigar o cocnerto. Foto Secult _ Akira Takatsuji.
- Júnior Soares, Secretário Adjunto da SECULT, e Nélio Palheta, titular da SEMCULT.