Vigia vai sediar um curso para garçom, no período de 22 a 26 deste mês. Será o primeiro de uma série destinada à qualificação de mão de obra para o turismo.
Serão 20 vagas apenas. As inscrições começam no dia 12 e terminarão no dia 19, no site da prefeitura.
Ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o curso é um evento da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), que em Vigia conta com a parceria da Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Cultura e Turismo (Semcult) e o apoio da Secretaria Municipal de Educação.
Com 40 horas de aulas, o curso destina-se a trabalhadores que estão empregados em restaurante ou que pretendem entrar na profissão de garçom. Haverá aulas teóricas, ministradas na Escola Municipal Barão de Guajará, e aulas práticas, no horário noturno, na “Pizzaria do Fábio” – empresa que apoia o projeto em Vigia.
“Esse curso responde às necessidades de se qualificar a mão de obra do setor para melhorar os serviços de turismo e é um passo efetivo para a melhoria da qualidade dos serviços de turismo em nosso município” – diz o prefeito Job Xavier Palheta Júnior.
As inscrições para o curso serão feitas em um formulário disponível neste site, que já pode ser acessado. Mas, no entanto, as inscrições só serão aceitas a partir desta sexta-feira (12), encerrando-se no dia 19.
No formulário, os pretendentes informarão dados pessoais que serão enviados para o e-mail cursogarcom55@gmail.com. Serão aceitas as primeiras 20 inscrições enviadas.
TURISMO
O curso faz parte de estratégias globais do Estado para fortalecer o turismo no interior do Estado. Vigia faz parte do grupo de municípios que serão beneficiados por vários programas estaduais. “É nessa perspectiva que a Setur, inclusive, apoia o projeto de restauro do Museu de Vigia, cujos estudos arquitetônicos e de engenharia estão prontos. E isso é importante para o turismo, uma atração indispensável a visitantes”, diz o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, José Nélio Silva Palheta.
Ele informa, ainda, que está sendo preparado um Termo de Cooperação entre o Estado e o Município para garantir a execução da obra de restauro do museu. “Esse projeto será primordial dentro do contexto de reestruturação do turismo como atividade fundamental à economia vigiense; teremos um produto estruturado, tecnicamente concebido e adequado para resgatar nosso turismo cultural” – acrescenta o prefeito.
A parceria da prefeitura com a Setur contemplará a contratação de empresa especializada em restauro de prédio histórico; o edital para licitar a obra está também na fase de elaboração, e a Setur será o órgão estadual responsável pela execução os serviços. Os recursos estão garantidos por três emendas parlamentares; haverá também contrapartida do município. Na semana passada, uma emenda do Senador Paulo Rocha (PT), no valor de R$ 500 mil, deu entrada no orçamento do Estado, e mais duas emendas – uma do deputado Federal Joaquim Passarinho (PSD), no valor de 300 mil, e outra do deputado estadual Vitor Dias (PSDB), no valor de R$ 200 mil – vão garantir a execução do projeto.
ABRA O FORMULÁRIO AQUI