A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) iniciou nesta terça-feira (15) um diálogo com a Universidade do Estado (UEPA) – Campus XVII, em Vigia de Nazaré, para estruturar iniciativas conjuntas na área da Cultura.
O secretário Nélio Palheta e o chefe de gabinete da Semcult, Alcides Guimarães foram recebidos pela coordenadora do campus, professora Kátia Maria dos Santos Melo, acompanhada da pedagoga Márcia Deusa Figueiredo, Hélio Cristiano dos Anjos Barroso – agente administrativo, e Márcio Andrey Oliveira Reis – aluno do curso de História.
As duas entidades formalizarão uma parceria para o desenvolvimento de projetos na área de História, visando o levantamento de dados e a produção de conteúdos utilizáveis em produtos culturais e turísticos. Outra área de interesse é a Literatura, a ser contemplada com um projeto de incentivo à produção literária e estímulo à leitura, além da reabertura da biblioteca municipal.
Serão elaborados dois documentos que definirão as possibilidades e condições de se executar projetos que envolvam interesses comuns nas áreas dos cursos de História e Letras. A iniciativa, segundo Nélio Palheta, cria um novo ambiente para a Cultura local, atraindo instituições que efetivamente contribuam para a construção de projetos viáveis de reposicionar os papéis da Cultura como fator de desenvolvimento humano. “Queremos que as iniciativas sejam duradouras, transcendentais, capazes de valorizar ainda mais as virtudes culturais da Vigia”.
A professora Kátia Melo disse que o Campus acolhe a iniciativa dentro de uma perspectiva de integração da universidade ao meio cultural local para, conjuntamente, se construir projetos que potencializem a história da Vigia e a tradição local no campo da arte literária”. Nesse campo, a UEPA analisará a possibilidade de cooperar com o município, para se estruturar um projeto que resgate a biblioteca municipal “Alves de Souza”. Nessa área, a Semcult tem também entendimentos abertos com a Fundação Cultural do Estado, que incluiu Vigia num programa de incremento de bibliotecas em 26 municípios.
A UEPA e a Semcult vão constituir um grupo de trabalho para, em breve, tornarem factíveis os termos do acordo – informou o Secretário Municipal de Cultura.