Projeto SAMU EM AÇÃO é apresentado nas escolas do Município de Vigia de Nazaré

No mês de setembro, alunos das escolas EMEIEF São Cristóvão e EMEF José Bonifácio de Vigia de Nazaré, receberam o projeto “Samu em Ação”. Foi por meio de palestras, panfletos, cartilhas, data show e cartazes, que os alunos tiveram informações relacionadas à quais situações o SAMU pode ser acionado e a importância de não realizar trote para 192.
De acordo com o coordenadora do Samu, Drielle Souza, os principais objetivos do projeto é trabalhar com a população no desenvolvimento do espírito de solidariedade, nas ações de socorros e solicitação de ajuda, mostrar as condutas corretas nos casos de urgência e emergência com alunos e educadores, enfatizar a importância dos serviços de atendimentos às emergências e as formas de acionamento dos mesmos. Além de esclarecer a respeito da função 192, orientar o uso adequado do serviço, intensificar o combate ao trote e contribuir para a melhoria da saúde da população.
O SAMU é administrado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem parceria com o Ministério da Saúde, este serviço pode ser acionado pelo telefone 192 e atende a três objetivos: atendimento para casos clínicos, a regulação do sistema de vagas de urgência e emergência em hospitais secundários e terciários por uma central 24h e educação em urgência e emergência.
A equipe do SAMU 192 – Vigia é composta por treze (13) membros, divididos em seis (06) técnico de enfermagem socorrista, seis (06) condutores socorristas e uma (01) enfermeira coordenadora do serviço.
As ações do SAMU continuam em Outubro:
10/10 – EMEEF Irene Favacho Soeiro.
17/10 – EMEF Francisco do Espírito Santo.
24/10 – EETEPA ( Escola Tecnológica).