O prefeito Job Xavier Palheta Júnior recebe na tarde desta terça-feira, 20, a visita do Secretário de Estado de Turismo, André Dias, que virá a Vigia de Nazaré cumprir uma agenda de trabalho, que inclui reuniões e visitas, a partir das quatro da tarde.
No Paço Municipal, o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Nélio Palheta, fará uma breve exposição sobre a situação do turismo em Vigia e apresentará a proposta do novo museu local, entre outras iniciativas.
O restauro do museu “Barão de Guajará” é um compromisso do prefeito Job Júnior. Encomendados pela prefeitura, os projetos de engenharia e arquitetura estão prontos e serão apresentados pelo arquiteto Aurélio Meira, autor dos estudos.
Os projetos contemplam solução para conter a inclinação da fachada posterior do edifício do museu, e o aproveitamento da área do porão de uma parte do prédio, que ganhará espaços para abrigar um liceu (escola) de artes ofícios. O futuro museu terá ainda uma área externa de convivência cultural. Convém registrar que o museu foi abandonado em maio de 2016 pela Prefeitura.
Apesar de o governo passado ter licitado duas obras, e efetivamente pago parcelas dos contratos, os serviços não são visíveis, tal o estado de deterioração do telhado, paredes e assoalhos. O acervo está praticamente perdido. “Por meio da Secretaria de Cultura, nosso governo está empenhado numa solução
definitiva para o museu; é um compromisso grandioso, oneroso e demorado; mas vamos executá-lo para valorizar e difundir nossa cultura” – diz o prefeito Job Júnior.
O prefeito pede paciência à população, considerando-se todos os aspectos técnicos, culturais e, sobretudo, financeiros. “Com parcerias e o apoio de quem considera a Vigia um polo cultural apreciável, vamos viabilizar esse compromisso com a cultura” – acrescenta.
O secretário Nélio Palheta diz que o projeto, embora não seja complexo, requer cuidados técnicos e atenção especial aos aspectos que nortearão o conteúdo do novo museu. “Já iniciamos tratativas com a Secretária de Cultura do Estado, Úrsula Vidal, para que se elabore um projeto que contemple um espectro amplo da
cultura vigiense. E nessa etapa, vamos congregar os fazedores de cultura locais para contribuírem na definição dos eixos museológicos e do acervo.” Além da exposição, o prédio do museu abrigará um liceu de artes e ofícios focado na música, nas artes plásticas e na literatura. “Queremos um museu vivo, lugar de
fomento e difusão de conhecimento e cultura” – diz o Secretário Nélio Palheta.
Durante a recepção ao Secretário de Turismo André Dias, no Paço, o prefeito vai assinar um documento que autoriza o uso do prédio do museu pelo município. O documento, já assinado pelo governador Hélder Barbalho, resultou de um empenho da Secretaria Municipal de Cultura para que fosse legalizada a intervenção municipal no antigo prédio da escola estadual Barão de Guajará.
APOIO DE PARLAMENTARES
A Secretaria de Estado de Turismo tem interesse nesse projeto, na condição de operadora dos recursos oriundos de emendas parlamentares que serão gerenciados pela pasta.
O projeto do museu está calculado em 1,5 milhão de reais, incluindo o mobiliário e os recursos de exposição. Comprometeram-se com a formação de um fundo para as obras, o Senador Paulo Rocha (PT), o deputado
federal Joaquim Passarinho (PSD) e o deputado estadual Victor Dias (PSDB).
A comitiva do Secretário, integrada ainda pela Diretora do Departamento do Patrimônio Histórico e Cultural (DEPACH), visitará o prédio do museu na manhã de quarta-feira (21), e a Igreja da Mãe de Deus, onde será apresentada a primeira versão do projeto de restauro do templo, que inclui o entorno, com proposta
inovadora de urbanização desse espaço do centro da cidade.
O projeto foi encomendado pela Diocese de Castanhal ao escritório do arquiteto Aurélio Meira, e terá o apoio da prefeitura mediante convênio a ser assinado com a Diocese. A primeira etapa do projeto será a reforma do telhado; parte dos recursos dessa virá das doações que a Paróquia está recebendo.