Município Homenageia Cristiane Gomes, uma “Vigiense de Valor”

0

O governo de Vigia de Nazaré homenageia, nesta quinta-feira (8), a atleta Cristiane Gomes da Silva, da equipe do “Madeira SDS”, campeã de duas competições de handebol em Portugal.

A homenagem tem o caráter de honraria, idealizada pela Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer (Semcult), chamada de “Vigiense de Valor”.

A atleta iniciou a carreira de desportista em sua cidade natal, Vigia. Cristiane tem 29 anos e atua, atualmente, como lateral esquerda no Madeira SDS, de Portugal, que a contratou em outubro de 2020.

Vencedora de duas competições simultâneas da primeira divisão do handebol português, em junho deste ano, a atleta vigiense teve o contrato renovado nesta terça-feira (6).

CARREIRA DE CONQUISTAS

Ela começou a jogar em Vigia, no Educandário Nossa Senhora das Neves, aos onze anos de idade. Em 2008, aos 15 anos, sagrou-se campeã paraense adulto pelo Handebol Clube de Vigia.

Sua carreira disparou e já passou por sete clubes; sua trajetória garantiu os troféus “Rômulo Maiorana” e “RBA” em 2008; no mesmo ano recebeu a “Placa Melhor Jogadora do Estado do Pará”, concedida pela Associação dos Cronistas e Locutores do Estado do Pará (Aclep).

Aos títulos não pararam: em 2009 e 2010, Cristiane foi Vice-campeã paraense e Vice-campeã da Taça Campina Grande, jogando pelo time da ESMAC.

No Paraná, integrou a equipe do Clube de Handebol Cascavel e foi campeã dos Jogos Abertos daquele estado em 2011, 2012 e 2013. Outros títulos conquistados, jogando no Paraná: 3° lugar no Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão de Handebol e 5° Lugar na Copa do Brasil.

Em São Paulo, atuou no Handebol Clube Osasco e ganhou o 3° lugar do Campeonato Brasileiro 1ª Divisão. Pelo “AABB SEMEL FIB Bauru” foi ganhadora do 3° Lugar da Liga de Handebol do Estado de São Paulo; e do 5° lugar do Campeonato Paulista de Handebol e do torneio Campeãs dos Jogos Regionais.

Pela equipe da UNIP/São Bernardo, foi vice do Campeonato Centro Sul Americano de Handebol; e ganhou ainda os títulos de Campeãs do Troféu a Majestade; Campeãs dos Jogos Regionais; Campeãs dos Jogos Abertos e de vice-campeã da Liga Nacional.

Ainda em 2020, Cristiane integrava a equipe da Unip/São Bernardo, mas as restrições da Covid OVID prejudicaram as competições no Brasil. Ela relata: “Fiquei se meses sem atuar nas quadras, mas surgiu a oportunidade de ir para o Madeira SAD, em outubro daquele ano”. Ela recorda que foi um processo muito rápido: em questão de 10 dias fechou contrato com a equipe portuguesa.

OPORTUNIDADE APROVEITADA

Cristiane não se arrepende do que poderia ter sido um risco, naquele momento e ensina: “Mas, se não arriscarmos partir em busca da concretização dos nossos sonhos, nunca iremos saber como as coisas vão acontecer. Tive a oportunidade nas minhas mãos e, como era algo que almejava muito, decidi arriscar”.

As competições ocorridas em junho passado foram as primeiras na Europa. “Foi melhor do que eu esperava, vencemos todas as competições”- disse a atleta vigiense. O Madeira ganhou os torneios Campeãs Nacionais de Handebol20/21 e a Taça de Portugal 20/21. “Espero que seja a primeira de muitas”.

FAMÍLIA, AMIGOS E HOMENAGEM

Depois das duas conquistas, Cristiane chega a Vigia para dividir a satisfação das vitórias com a família e amigos. “Depois de uma temporada de conquistas no Madeira Sad, é hora de recarregar as baterias, descansar e aproveitar as férias; reencontrar a minha família e amigos, e depois voltar renovada para mais uma temporada no Madeira SAD, que neste ano disputará a Euro” – disse a atleta vigiense.

Cristiane será recepcionada na tarde desta quinta-feira, às 16 horas, por um grupo de atletas vigienses de várias modalidades esportivas. Em cortejo, ela seguirá em carro aberto até ao Paço, onde receberá as homenagens do município, em ato presidido pelo prefeito Job Júnior.

A homenagem será uma honraria inédita, chamada de “Vigiense de Valor”, na forma de um certificado, uma medalha e uma plaqueta comemorativas.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade