A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) vai promover em Vigia, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o curso “Condutor Ambiental de Trilhas e Caminhadas”, para qualificar pessoas interessadas em trabalhar como condutor de visitante e turista interessados no ecoturismo.

O condutor de trilha é um profissional qualificado para conduzir com segurança visitantes e turistas em espaços naturais; tem o papel em orientar e interpretar aspectos ambientais e socioculturais dos atrativos turísticos. E, ainda, contribui e orienta para a proteção e educação ambiental. Além disso, o condutor tem expertise em prestar os primeiros socorros emergenciais quando necessário e as informações básicas das rotas turísticas locais.

O curso faz parte de um programa de estruturação e criação de destinos turísticos, visando e implantação de roteiros rurais com atrativos ecológicos. Executado pela Diretoria de Produtos Turísticos da Setur, destina-se à criação de oportunidades de trabalho em comunidades do interior.

O Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Nélio Palheta, diz que o curso “vem ao encontro do projeto que prevê a implantação de uma trilha que se chamará Roteiro Turístico dos Jesuítas, na região oeste do município, onde se localizam as comunidades de Porto Salvo, Santa Maria do Guarimã e Penhalonga, que abrigam memória da atuação dos jesuítas em Vigia – conteúdo apreciável pelo turismo cultural”. É uma região com virtudes ambientais que atendem aos conceitos do turismo ecológico, e que se soma aos atrativos da área urbana, notadamente a Igreja da Mãe de Deus.

O curso dois módulos: o primeiro será de aulas teóricas e o segundo, de aulas práticas; acontecerão, respectivamente, nos períodos de sete a 11 e de 14 a 18 de março.

Serão treinadas 40 pessoas, previamente inscritas por meio do preenchimento de um formulário digital disponível no site da prefeitura. O projeto conta com a participação do Corpo de Bombeiros do Estado e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

O prefeito Job Xavier Palheta Júnior garantiu o apoio necessário à formação considerando a necessidade de se estruturar o turismo em Vigia como estratégia para o desenvolvimento econômico, gerando ocupação e renda. “Essa parceria com a Setur, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, vem ao encontro de ideais do nosso governo para se fazer do turismo uma plataforma efetiva de desenvolvimento, atraindo-se turistas. E em breve teremos atrativos concretos, como o Museu de Vigia, cujas obras de reforma iniciarão neste semestre”.

Para se inscrever, abra o formulário no site da prefeitura (www.vigia.pa.gov.br) e preencha os dados, que serão recebidos automaticamente pela Semcult. Serão abertas 40 vagas.