Gurijuba e Tucupi da Vigia ganham Visibilidade em Seminário

Que tal uma gurijuba moqueada e depois cozida no tucupi do Acapu? É de dar água na boca!
Foi com esse prato tradicional de gurijuba que Vigia participou do I Seminário Internacional de Indicação Geográfica e Marcas Coletivas do Estado do Pará, promovido pelo governo do Estado nos dias 23, 24 e 25. O seminário exibiu um vídeo mostrando o preparo da tradicional gurijuba moqueada e refogada ao tucupi.

O seminário, na internet, teve o objetivo de discutir um tema que perpassa turismo, cultura, agricultura e artesanato, entre outras modalidades de produção econômica local, além de dar visibilidade aos produtos de Indicação Geográfica (IG) e Marcas Coletivas (MC) paraenses.

Com a participação virtual de técnicos de vários Estados, o seminário contribuiu para difundir a necessidade de o Brasil certificar cada vez mais produtos com Identidade Geográfica e os de Marca Coletiva que resultem de bases organizacionais produtivas, emponderamento dos atores locais, do apoio de instituições governamentais e privadas mediante a implementação de políticas públicas.

O registro de IG é conferido a produtos ou serviços característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de distingui-los em relação aos seus similares disponíveis no mercado; e que apresentam uma qualidade única em função de recursos naturais como solo, vegetação, clima e saber fazer (know-how ou savoir-faire) – é o caso do tucupi do Acapu, comunidade de Vigia, e da própria elaboração do prato de gurijuba, preparado também com jambu e temperos, depois de o peixe ser moqueado.

TUCUPI TEM POTENCIAL
O Pará tem apenas um produto com selo IG, e um com o selo GM – respectivamente, o cacau de Igarapé Açu e a cuia de Santarém, produzida por uma associação de artesãos. Outros dois produtos estão sendo avaliados: o queijo do Marajó e a farinha de Bragança.

“O tucupi de Vigia tem potencial para se candidatar ao selo de IG, mas há muitas etapas a vencer até que isso se concretize” – informa o secretário municipal de Cultura, Nélio Palheta.

O prato de gurijuba chamou atenção dos participantes do seminário por reunir valores intrínsecos à indústria pesqueira vigiense, à tradição da culinária local e, ainda, por incorporar o tucupi do Acapu, que já ostenta a identidade de “tucupi da Vigia” – tal a sua qualidade facilmente identificada.

A concessão do selo IG ou MG resulta de uma longa análise técnica, que considera processos de produção, origem dos produtos, certificação sanitária. E obedece a uma instrução normativa do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que estabelece as condições para o registro das “identidades”.
Desde janeiro passado, a Secretaria de Agricultura de Vigia está trabalhando, com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), para melhorar os padrões de produção do tucupi da comunidade do Acapu.

ATRATIVO TURÍSTICO
O preparo de gurijuba com o tucupi do Acapu “reúne essas duas especialidades de Vigia num só prato, e se revela como produto com potencial turístico gastronômico local. Quem sabe poderá vir a ser carro chefe de cardápio de restaurante” – acrescenta o secretário. O vídeo foi inscrito no seminário pela Secretaria Municipal de Cultura e Lazer considerando os fatores cultura e turismo.

“Essa iniciativa da Secretaria foi um pontapé inicial de um processo demorado, mas que vai crescer no sentido de se qualificar a gastronomia vigiense, ao tempo em que se fomentarão novos padrões de serviços de restaurante em Vigia, por exemplo. Estamos trabalhando junto à Secretaria de Estado e Turismo, que na pessoa do Secretário André Dias já disponibilizou recursos, na forma de consultoria e apoio, para criarmos um novo cenário para o turismo vigiense” – disse o prefeito de Vigia, Job Xavier Palheta Júnior.

O vídeo foi gravado pela gourmet Carmen Palheta, que didaticamente mostra como preparar a “Gurijuba à Moda Vigiense”. Quem sabe, com esse nome, o prato, comum à tradição culinária de várias famílias de Vigia, se transforme num atrativo turístico definitivo.

Veja o vídeo exibido no seminário: