Fórum Permanente de Prefeitos e Prefeitas do Pará Sustentável

0

Nestas quarta (26), prefeitos e secretários dos municípios paraenses estiveram reunidos com o governador Simão Jatene e com o secretariado estadual no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia para a apresentação e instalação do Fórum Permanente de Prefeitos e Prefeitas do Pará Sustentável. Palestras e debates foram realizados. “Esse programa vai trabalhar em três linhas de investimento: drenagem e pavimentação, coleta e destinação do lixo e comunicação por infovias. Com isso, estamos dando um passo importante”, destaca Simão Jatene, governador do Pará. O objetivo maior das ações, que nortearão o Programa Municípios Sustentável, é estabelecer um esforço conjunto e com frentes integradas de combate à pobreza e a desigualdade. A ideia do fórum permanente é reunir os gestores de três em três meses para discutir políticas públicas. “Nenhuma prefeitura é obrigada a participar. Ela pode aderir, mas para isso tem que assumir alguns compromissos. Por exemplo, se nós vamos implantar um sistema de aterro sanitário em determinado município, inclusive com financiamento do Estado para a compra dos equipamentos necessários a esse trabalho, é claro que a prefeitura tem que ter o compromisso de garantir a coleta, manter a cidade limpa e zelar pelo maquinário”, observou Simão Jatene.
Izabela Jatene secretária extraordinária de Municípios Sustentáveis, fez a apresentação do Programa Municípios Sustentável, trazendo de forma efetiva o Pará Sustentável para os municípios paraenses.
No Encontro foi assinado o Decreto Nº 1.745, de 26 de Abril de 2017, onde institui a Política de Desenvolvimento Harmônico Sustentável do Estado do Pará – Pará Sustentável.
Amanhã segue o Encontro com o professor-doutor Mário Russo, PHd pela Universidade de Coimbra (Portugal) em Engenharia e Meio Ambiente, falará sobre estudos de resolução dos problemas causados por resíduos sólidos.
Texto: ASCOM PMVN
Fotos: Emanuella Gomes da Costa.

 

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade