Exposição “Santos Pintores da Vigia” Celebra Fé e Religiosidade

0

A Secretaria de Cultura de Vigia inaugura nesta sexta-feira a exposição “SantosPintores de Vigia”, uma coletiva de obras temáticas – fé e religiosidade -, de autoria dos pintores Wilkler Almeida, Antônio Coutinho, Gerson Pinto, Emanuel Souza e Marcos Pimentel.

Fé a religiosidade são temas recorrentes às obras de grandes pintores, ao longo dos séculos, e estão presentes nos acervos dos artistas vigienses, também. “A exposição é mais uma iniciativa do nosso governo, na área da Cultura, com o propósito de valorizar os artistas locais. É uma ação planejada para fortalecer a tradição da devoção nazarena em Vigia ao tempo que projeta nossa arte. Esses artistas merecem os aplausos de todo o povo de Vigia” – diz o prefeito Job Xavier Palheta Júnior.

O secretário de Cultura e Turismo, Nélio Palheta, explica que a motivação da exposição é uma obra singela, chamada de “Sagrado Coração de Jesus”, de autoria de Nenê Pintor (Manoel do Espírito Santo Leal – 1920 /1975), pai de Nonô. A obra (óleo sobre madeira) é do acervo do município, e está sendo representada
ao público depois de restaurada pelo próprio Coutinho. “Essa pintura será o centro da exposição, embora a devoção nazarena, marcada pelos elementos do Círio, chame atenção na exposição, por estarmos vivenciando mais uma temporada da grande festa vigiense.

No conjunto, as obras são ‘divinas imagens’ criadas pelos nossos pintores” – acrescenta Nélio Palheta. “Santos Pintores da Vigia” reunirá 12 obras dos cinco. As telas vão de uma simples referência a “São Domingos Sávio”, de Marcos Pimentel, passam pelos ícones do Círio – presentes em "Terra abençoada”, de Wilkler Almeida, e no “trípide” de Gerson Pinto, chegando às obras de Antonio Coutinho, inspiradas na Paixão de
Cristo e na Virgem Maria, e ao comovente grafismo de Emanuel.

Instalada no “Ponto de Cultura” da Semcult, a exposição terá “instalações” criadas coletivamente pela equipe da Secretaria, e executadas pelo do artesão Leônidas Ferreira da Soledade Júnior. São mantos de Nossa Senhora, a Corda do Círio, fitas coloridas e velas acesas. Quem for à galeria vai se surpreender com a beleza das obras dos nossos pintores, e a presença muito forte dos ícones do Círio, elevados à “obra de arte”.

A exposição será inaugurada às 18 horas de sexta-feira (10), pelo prefeito Job Xavier Palheta. Ficará aberta até o dia 22 de outubro, nos seguintes horários: 9h às 12 (segunda sexta), 16 às 20 (sábados e domingos). A galeria fica localizada à Travessa Lauro Sodré, 511 (próxima à Rua Padre Aragão).

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade