Os moradores de Vigia, e quem visitar a cidade histórica do nordeste paraense, têm entretenimento cultural imperdível sobre o tema da Semana Santa. É a mostra de pinturas “Obras da Paixão”, aberta na noite deste sábado, 9, na galeria de arte da Secretaria de Cultura do Município. Pode ser visitada até o dia sete de maio.
Logo na entrada da galeria, o visitante encontra uma reprodução do painel de pinturas da sacristia da igreja da Mãe Deus, envolvendo toda a fachada do pátio da secretaria. E em três ambientes, a galeria expõe quinze telas: onze de autoria do pintor vigiense Antônio Coutinho, e três do pai dele, Manoel do Espírito Santo (Neném Pintor). Seis telas foram emprestadas para a exposição: uma, de autor desconhecido, é do acervo da residência das Irmãs Preciosinas; três são da Paróquia; uma foi cedida por Lucimara Da Conceição Torres, E outra por Roberto Júnior.
O destaque é a tela “Senhora das Dores”, do acervo da matriz de Vigia, que pela primeira vez, em quase setenta anos, pode ser vista fora do templo, e mais de perto.
Na abertura da exposição, estreou a Schola Cantorum São Gregório Magno – um coro masculino de Vigia que executou um repertório de “canto gregoriano” – incluído o famoso canto medieval “Stabat Dolorosa” – tradicional do rito da Semana Santa.
Treze das quinze pinturas expostas – todas de autoria de Coutinho – tratam da Paixão de Cristo. Uma das salas da galeria foi transformada num oratório, obra de artesanato inspirada no nicho barroco da sacristia da igreja matriz; é uma criação do artista plástico Marcos Pimentel e do artesão Leônidas Ferreira.
A exposição fica montada até o dia sete de maio, podendo ser visita de terça a domingo, em dois horários: das nove da manhã ao meio dia e das 16 às 19 horas.
- Pátio da galeria tem réplica da Sacristia da Igreja Matriz.
- “Mater Dolorosa”. Tela do acervo da Matriz destaca-se pela beleza e importância histórica.
- Maior parte das obras é do artista plástico vigiense Antonio Coutinho.
- Tela pintada há 71 anos tem elementos peculiares do tema “Paixão e Morte de Cristo”.
- Exposição atrai interesse de estudantes da UEPA em Vigia.
- Na abertura da exposição foi lançada a Schola Cantorum São Gregório Magno, de canto gregoriano. É a nova iniciativa cultural de Vigia.
- Artista plástico e artesãos criaram um “oratório” na galeria.