Desabe sobre a formalização do Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos

0

Considerando a necessidade das atuais gestões em solucionar o antigo problema dos lixões a céu aberto, reuniram-se na sexta-feira (24/03) na Câmara Municipal de São Caetano de Odivelas, o prefeito de São Caetano de Odivelas Mauro Rodrigues Chagas “Macale”, prefeito de Colares Francisco Pedro Aranha de Oliveira “Camarão” e a prefeita de Vigia de Nazaré Camille Vasconcelos, para debater a formalização do Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos. Esteve presente também o Sr. Gonzaga, que é Secretário-Geral do Consórcio Intermunicipal que trata da gestão de resíduos sólidos nos municípios de Marapanim, São João da Ponta, Terra Alta e Curuçá, o mesmo esclareceu a importância da implantação dos Consórcios Intermunicipais para gestão dos Resíduos Sólidos, o que gera economia para os municípios participantes e ao mesmo tempo renda com a reciclagem dos materiais pelos catadores locais.
Também participaram da reunião, dois representantes da Empresa Eletrofelix, de Uberlândia-MG, que apresentaram suas tecnologias para tratamento dos resíduos sólidos, tendo se colocado à disposição das prefeituras para participar das gestões dos resíduos. Durante a reunião, o Sr. Edson do Ministério das Cidades, pontuou acerca das dificuldades locais da coleta dos resíduos enfrentado pelas prefeituras, considerando as distâncias intermunicipais, especificando o município de Colares, cujo acesso necessita de travessia de balsa.
A prefeita de Vigia de Nazaré Camille Vasconcelos, ressaltou a importância da implantação do Consórcio para o desenvolvimento do Município, bem como aos demais municípios consorciados, adequando as respectivas gestões com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Ao final da reunião foi lavrada uma ata, que registrou o início dos debates para a formalização do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos, tendo todos os participantes aprovado à criação do novo ente público que buscará resolver os desafios que envolvem a gestão dos recursos sólidos na região.
Fotos: Ediclayton Oliveira
Texto: ASCOM PMVN

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade