Encerrou-se nesta sexta-feira (26), em Vigia de Nazaré, o curso de garçom iniciado no dia 22. Promovido pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, foi executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
O curso fez parte de um programa estadual de qualificação dos serviços de turismo. Mais de quarenta pessoas inscreveram-se para as vinte vagas. As aulas contaram com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, que cedeu espaço na Escola Barão de Guajará para as aulas teóricas; as atividades práticas aconteceram na Pizzaria do Fábio.
Regina Pereira, técnica da Setur, coordenadora do curso, disse que o curso foi uma chance de ingresso no mercado de trabalho, “e isso é gratificante para a SETUR; conforme relatos, o curso abriu ou ampliou as possibilidades de as pessoas terem um emprego, se possível, em curto prazo de tempo”.
A técnica informou que o programa de qualificação continuará em 2022, e que tem previsão de Vigia continuar sendo um dos municípios beneficiados pelo Estado. Entre as pessoas treinadas, algumas já trabalham em restaurante; a maioria, entretanto, aproveitou a oportunidade pretendendo entrar no mercado.
Edilson Silva, 40 anos, um dos alunos, locutor de rádio; aprendeu a preparar drinques e coquetéis. “Sou adepto do bom atendimento ao público; o curso foi muito útil, e nele entrei para ter uma nova atividade, pretendo ser um bom garçom e espero uma chance de trabalho”. Ele acrescentou: “A prefeitura está de parabéns. Muitos jovens precisam aprender uma profissão”.
Os concluintes do curso receberão um certificado do Senar. Para o instrutor, Júlio Vicente da Silva Neto, o aproveitamento foi bom e alguns têm chances de emprego. Edilson Corrêa Campos, há sete anos na profissão, é chefe dos garçons da Pizzaria do Fábio, em Vigia. Ele disse que ao privilegiar a parte prática, o curso foi muito útil, especialmente para a empresa, que pretende ampliar seu quadro de garçons, até final do ano. A pizzaria abrigou as oficinas de atendimento e preparo de drinques.
“O curso de supriu uma grande lacuna em Vigia: a profissionalização do atendimento. A prefeitura de Vigia é uma cidade com um grande potencial para o turismo cultural e gastronômico; ações como essa fortalecem o setor e motivam a empreender com boas expectativas”, disse Josilene Casseb Lima, turismóloga e sócia da “Pizza do Fábio”.
O curso encerrou com uma degustação de drinques e pizzas. O Secretário de Cultura e Turismo, José Nélio Silva Palheta, representou o prefeito Job Xavier Palheta Júnior. Ele disse aos concluintes que o turismo é um dos setores da economia com tendência de crescimento na retomada da economia pós-pandemia, em todo o mundo, e que serviços de receptivo, gastronomia e hotelaria qualificados são fundamentais para ampliar empreendimentos do setor. “Desejamos que os empreendedores acolham as iniciativas de formação focadas na necessidade de se oferecer em Vigia serviços estruturados e qualificados não só para os turistas, mas para a população local, também”.