Encerrou-se nesta quinta-feira (17) o curso de formação de condutor ambiental de trilhas e caminhadas, promovido pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) com apoio da Prefeitura de Vigia, por intermédio da Secretaria de Cultura e Turismo do Município. Cerca de dez participantes, dos 25 originalmente inscritos, finalizaram os treinamentos executados em duas etapas.

A iniciativa faz parte de um plano de incentivo ao turismo em Vigia, que tem potencial para transformar também os atrativos ambientais em produtos turísticos. O objetivo do curso foi treinar pessoas para conduzirem, orientar e dar assistência a visitantes em áreas de conservação, que possam ser apreciadas por turistas interessados pela cultura da conservação ecológica.

Iniciado no dia sete, o primeiro módulo do curso abordou aspectos da educação ambiental e condução do turista em trilhas. O segundo módulo foi ministrado por bombeiros militares de Vigia, e as aulas práticas ocorreram em uma propriedade particular localizada na área urbana de Vigia, que tem uma grande área de floresta preservada, com características ideais para a prática de caminhadas em trilhas.

Os alunos receberam instruções sobre orientação em floresta, mapeamento da rota por meio de aplicativo de celular e identificação de espécies florestais, além de recomendações sobre preservação ambiental e respeito pela natureza na exploração dos atrativos naturais pelo turismo. Nesta quinta-feira, eles praticaram operações de salvamento e primeiros socorros.

O Secretário de Cultura e Turismo de Vigia, José Nélio Silva Palheta, acompanhou as aulas práticas, e ao encerrar o curso disse que a SEMCULT vai se empenhar para incentivar a criação de trilhas no interior, em áreas privadas que preencham as condições e ofereçam atrativos para caminhadas ecológicas.

“Essa é uma atividade turística que está crescendo no Brasil; as rotas fomentam pequenos empreendimentos turísticos, locais, como hostels, cafeterias, restaurantes, lojas de souvenir; estimulam, sobretudo, a gastronomia com a pegada dos saberes e tradições locais; e, ainda, o artesanato e a produção agrícola orgânica”.

Enfim, disse ainda o secretário, é um cenário propício à geração de ocupação e renda para pessoas com formação, por exemplo, em condução de turistas em trilhas. Ele idealiza que os egressos do curso possam se congregar num coletivo para formatar produtos e empreenderem pequenos negócios capazes de comercializar passeios, caminhadas e jornadas de contemplação da natureza. “Vamos articular uma discussão aberta com os interessados nessa ideia, atrair o olhar de empreendedores e incentivar o desenvolvimento de produtos que aproveitem o potencial do turismo ambiental que Vigia possui” – disse o secretário. O próximo curso, ainda neste ano, vai preparar condutores de “observadores de aves” – outro segmento do turismo que cresce no mundo tudo. Inclusive, Vigia faz parte de roteiros frequentados por observadores de aves oriundos de várias partes do país.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade