Cooperação para Incrementar a Produção Rural de Vigia

0

A Prefeitura de Vigia de Nazaré e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater-PA) vão firmar um Termo de Cooperação Técnica visando várias ações na área rural do município, contemplando atividades de fomento da produção agrícola, agropecuária e piscicultura.

Nesta terça-feira (16), a presidente da estatal paraense, Cleide Amorim, visitou o prefeito Job Xavier Palheta Júnior – que também é engenheiro agrônomo e funcionário da Emater-PA; foi uma visita de cortesia, porém com o propósito de alinhar os pontos principais de um Termo de Cooperação Técnica.

A ser assinado brevemente, o documento definirá “uma parceria que criará suportes de mútuos interesses tanto para a Emater quanto para o município” – disse a presidente, que nesta terça-feira (16) veio a Vigia acompanhada do supervisor regional da Emater em Castanhal, Antônio Carlos Macedo.

O prefeito Job Júnior disse que o termo a ser assinado vai garantir a definição de ações que “contribuirão para incrementar a produção agrícola vigiense, auxiliando-se os produtores rurais, aumentando a renda dos produtores e incrementando a economia local”.

Cleide Amorim destacou, entre as iniciativas, a legalização das atividades dos produtores, ação que os habilita usufruir das políticas públicas, sobretudo do crédito rural e do ingresso no programa da merenda escolar, que permite às escolas adquirem da agricultura familiar até 30% do que os estudantes consomem.

O chefe do escritório da Emater-PA em Vigia, Ailson Cardoso, presente ao encontro da presidente da Emater-PA com o prefeito, disse que Vigia tem cadeias já bem estruturas de produção, entre elas a da fruticultura, na qual se destaca a banana, e a olericultura (produção de verduras e hortaliças). Atualmente, 270 famílias atuam nessas cadeias, no interior de Vigia.

Com o Termo de Cooperação, serão ampliadas a assistência técnica a esses produtores, por meio de mecanização, melhorias de gestão, e introdução de novas atividades produtivas, com a fabricação de adubo orgânico a partir do aproveitamento das sementes descartadas de açaí. Além disso, a parceria vai intensificar o fomento da produção e a comercialização.

Hoje, a prefeitura tem três patrulhas mecanizadas para apoiar os agricultores no preparo da terra. A Secretaria Municipal de Pesca e Desenvolvimento Rural está atuando para melhorar a qualidade do tucupi produzido em Vigia, especialmente na comunidade do Acapu. Na área da pesca, está sendo elaborado o “Projeto Rabeta”, que se destina a mecanizar embarcações visando ao incremento do pescado; ao mesmo tempo, está sendo elaborado um programa de incentivo à produção de peixe em cativeiro.

Na cadeia da fruticultura de Vigia, a banana é destaque

O prefeito Job Jr. Recebeu em Vigia a presidente da Emater-PA, Cleide Amorim, acompanhada do supervisor da empresa em Castanhal r do chefe do escritório em Vigia, Ailson Cardoso

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade