Aguardado com grande expectativa pelo público, o concerto da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, em Vigia, neste sábado, será um acontecimento grandioso, que reflete o empenho da prefeitura.
O projeto da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), abraçado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), ganhou total apoio do prefeito Job Xavier Palheta Júnior: “Entendemos que esse tipo de evento se soma aos muitos que o nosso governo tem apoiado na área da Cultura. É uma iniciativa grandiosa da Secretaria de Cultura, que valoriza concretamente nossos músicos” – diz o prefeito.

O concerto contará com o solo de três músicos vigiense que integram o elenco da OSTP: Helden Sávio Sarmento Silva (trompa); Adriano Leal Coutinho (fagote); João Marcos Palheta (clarinete). Rodrigo Almeida (percussão), integrante da Banda Maestro Vale, de Vigia, é convidado especial da Academia Paraense de Música.

“A apresentação da OSTP resulta de entendimentos da Secretaria Municipal de Cultura, iniciados com a Secretaria de Estado de Cultura em 2021, que só agora, quando a pandemia dá sinais de declínio, o programa se viabilizou” – diz o secretário municipal de cultura, jornalista José Nélio Silva Palheta, na entrevista a seguir, diz que o concerto “responde à estratégia da prefeitura de oferecer e viabilizar programas culturais que enriqueçam o calendário já consagrado de eventos locais”.
O concerto será na Igreja Matriz, 19 horas, com ingresso gratuito.
Leia a entrevista:

Secretário, qual a importância de ter em Vigia eventos como o Concerto da OSTP?
Nélio – Esse concerto responde à estratégia da prefeitura de oferecer programas culturais que enriqueçam o calendário já consagrado de eventos locais. A música, como se sabe, é uma tradição muito forte em Vigia, mas um concerto de uma orquestra sinfônica como a OSTP é evento quase inédito. Além disso, um programa cultural desse porte é oportunidade indispensável para quem aprecia música erudita, e que é carente desse entretenimento, exatamente por falta de programas.

O que o público ganha com ume espetáculo como esse?
Nélio Palheta – Ganha entretenimento diferenciado. Não é frequente se ter espetáculos de orquestra com 50, 60, 70 músicos. E, além da fruição cultural em si, um concerto com repertório de clássicos funciona como incentivo para os músicos locais, que são muitos, reunidos em seis bandas sinfônicas. Temos uma orquestra, mas é restrita à Assembleia de Deus e poucas vezes se apresentou fora do templo. Então, a OSTP será uma oportunidade rara em Vigia.
Esse concerto cria um ambiente de fruição diferenciada para a população, no campo musical. Vai deixar um gostinho de quero mais, pois tenho certeza que vai ficar na memória cultural da comunidade como um acontecimento grandioso.

Por que o espetáculo será na Igreja.
Nélio Palheta – Uma atração da OSTP em Vigia é a participação no elenco, de três instrumentistas que “nasceram” nas bandas de Vigia. E será a primeira vez que eles se apresentarão em Vigia com uma formação grandiosa como a OSTP, executando solos de obras maravilhosas.
Fora isso, a apresentação na matriz assinala o compromisso do Estado com a obra de restauro da igreja trissecular da Mãe de Deus, cujos recursos, na faixa de 4 milhões de reais, já foram garantidos pelo governador à Diocese, que vai executar a obra.

Qual a expectativa de público?
Nélio Palheta – O público aguarda com muito interesse esse espetáculo da OSTP que valoriza a cultura, nossos músicos, a tradição da música e a história. Pelos registros nas redes sociais, há uma expectativa muito grande, principalmente do meio musica. Hoje, as bandas locais têm em seus quadros mais de 200 músicos e cada banda tem uma escolinha de musicalização, que aos poucos estão sendo reativadas, inclusive com o apoio do município, que em 12 meses vai aplicar 108 mil reais só nas bandas.

Alguma curiosidade ou complemento importante?
Nélio Palheta – O concerto veio, por coincidência, completar a agenda do mês de atividades culturais: no dia nove inauguramos uma Exposição de Pinturas (obras de Antonio Coutinho – vem a ser pai do Adriano Leal – fagote da OSTP) chamada “Obras da Paixão”, com o tema da Semana Santa – fica aberta, na galeria da Secretaria de Cultura, até dia 7 de maio; ainda nesse dia, um grupo de cantores lançou a Schola Cantorum São Gregório Magno (Canto Gregoriano); tivemos na sábado passado, a “Tarrafiada Cultural” – um programa de música popular, grafismo, artesanato, folclore um só local do centro da cidade. O concerto deste sábado será o coroamento dessa agenda de abril, que tem o apoio do governo, cujo prefeito, Job Xavier Palheta Jr., garantiu os meios para que a orquestra faça um belo espetáculo em Vigia.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade