Arraia virtual compensa segundo ano sem festa de São João, em Vigia

0

A prefeitura de Vigia, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, vai promover um arraial virtual com 11 quadrilhas e três bandas musicais, que se exibirão em três lives, a partir do dia 24.
Chamado de “Arraial Vigilengo”, o evento compensará a suspensão do tradicional festival de quadrilhas, pelo segundo ano consecutivo, por causa da pandemia de Covid.
O arraial cenográfico começou a ser montado no ginásio de esportes do município.
Vigia tem uma forte tradição junina; no passado, a quadra era animada por cordões de pássaros e boi bumbá; atualmente, são as quadrilhas, chamadas de “roceiras” e “cômicas”, que divertem a cidade.
O arraial, que não terá participação do público no local das apresentações, “foi uma solução adequada que a Secretaria de Cultura e Turismo idealizou para não deixar passar em branco a temporada junina, e assim manteremos funcionando os grupos que organizam as danças” – diz o prefeito Job Xavier Palheta Júnior, que viabilizou subsídios para ajudar o custeio das apresentações.
Serão três lives com quatro grupos de quadrilhas e uma banda nas noites dos dias 24 e 25, e mais três quadrilhas e uma banda na noite do dia 26.
A alternativa foi acertada com os grupos de quadrilhas da cidade e do interior, e com as bandas musicais. O Secretário de Cultura de Vigia, Nélio Palheta, ratifica decisão anunciada pelo prefeito, na semana passada, garantindo que até dezembro será montado um programa de subsídios para que os grupos de quadrilha mantenham-se ativos. “Nossa expectativa é que em 2022 a pandemia de Covid esteja debelada e, então, possamos resgatar os eventos públicos; temos um programa de atividades culturais para executar – entretenimento e lazer musicais -, mas precisamos garantir a segurança sanitária” – disse o secretário.
Nélio Palheta garante que o arraial virtual será tão animado como se fosse ao vivo, embora as arquibancadas do ginásio municipal estejam vazias. Não será autorizado o acesso do público. “Recomendamos que o público fique em casa e prestigie os grupos que se apresentarão pela internet” – disse também.
O Arraial Vigilengo é um projeto da Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer do município, que abrigará 11 quadrilhas e três bandas musicais; as exibições serão transmitidas ao vivo pelo site da prefeitura de Vigia no Facebook, nas noites de 24, 25 e 26, sempre a partir das 20 horas.
Na primeira live (dia 24) vão se apresentar as quadrilhas “Encanto Paraense”, “Simpatia da Juventude”, “Os Desocupados Vigienses” e “Fusão Junina”. Participa também o grupo musical “Banda AL 4”.
No dia 25 a live terá participação da “Banda Belém” e das quadrilhas “Tradição Junina”, “Sedução Junina”, “Atrapalhados na Roça” e “Mistura Fina”. A última live terá a presença da Banda “Forró do Sacana” e das quadrilhas “Top Dance”, “Malacabados de Vigia” e “Açucena do Amor”.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade