Agricultores recebem mudas de Açaí para incrementar produção

A Secretaria Municipal de Pesca e Desenvolvimento Rural começou a executar, nesta quinta-feira (8), um projeto visando incrementar a produção de açaí no município de Vigia. Um grupo de 14 agricultores receberam 1.400 mudas da variedade BRS Pará.

O açaí é um dos produtos da agricultura paraense que mais cresce atualmente, e que tem um espaço muito grande para conquistar nos mercados nacional e internacional.

“A produção da polpa tornou-se um negócio lucrativo não só para grandes produtores, mas também para os pequenos. E estamos focados nas possibilidades de os nossos agricultores se beneficiarem desse mercado” – diz o secretário Diego Avelino Cardoso.

A espécie BRS Pará foi a primeira “cultivar” desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Amazônia Oriental), desde que os estudos para aprimoramento genético do açaí iniciaram na década dos anos 1980.  A espécie foi lançada em 2005, quando começou a ser plantada em áreas cultivadas de terra firme com irrigação.

“Essa variedade da Euterpe oleracea (nome científico do açaizeiro) responde com grande eficiência ao manejo, oferecendo excelente resultados à cadeia produtiva, principalmente porque tem produção precoce, em cerca de três anos” – diz Diego Cardoso.

Segundo estudo da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), usando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Pará produziu 1,4 milhão de toneladas da fruta de açaí, em 2019, em uma área de quase 200 mil hectares, incluindo o manejo de áreas de várzea e os plantios de terra-firme. Dados disponíveis na internet informam que o produto movimentou algo em torno de R$ 3 bilhões, em 2018.

“A demanda pelo açaí é crescente, e Vigia é um dos municípios onde o cultivo tem grandes chances de ser incrementado. Essa distribuição de mudas do tipo ‘BRS Pará’ resulta de um esforço que estamos fazendo, com o apoio do governador Hélder Brabalho, para incrementar a produção agrícola do município, ampliar a renda dos agricultores, e abrir caminho para a economia local tirar proveito de segmentos como o da fruticultura” – diz o prefeito Job Xavier Palheta Júnior, que também é agrônomo.

Dos 14 agricultores – estabelecidos nos Km 35 e Km 36 e Km 43 da rodovia PA 142; e nas localidades de Jussarateua, Itereua e Itaporanga – beneficiados com as mudas, seis participam do programa piloto de assistência técnica da Agência Nacional de Extensão Rural (ANATER). As mudas foram disponibilizadas graças à parceria da Secretaria de Pesca e Desenvolvimento Rural (SEMPED) com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agricultura e da Pesca (SEDAP) e apoio escritório Regional de Castanhal, coordenado por João Pinheiro, e do escritório da EMATER em Vigia, representado pelo agrônomo Ailson Cardoso.

Na próxima semana outros agricultores serão também beneficiados com mais 600 mudas do açaí “BRS Pará”.