Operários de uma obra do prédio do Ministério Público acharam numa escavação, um artefato metálico semelhante a uma bala de canhão. O prédio é vizinho ao Museu da Vigia e fica aos fundos da Câmara Municipal, na Rua Noêmia Belém, centro da cidade.
A Secretaria Municipal de Cultura foi informada do achado e imediatamente recolheu ao artefato. O Secretário José Nélio Silva Palheta disse que, após submeter o artefato à investigação arqueológica, a peça, sem dúvida, será exposta no museu. Ele lembra que “Vigia foi palco de um dos capítulos mais sangrentos da Cabanagem, em 1835; no dia 23 de julho, os cabanos invadiram a então Vila de Vigia de Nazaré e fizeram um estrago, saqueando o comércio e matando os vereadores.”
A peça foi achada durante uma escavação na obra de reforma do prédio do Ministério Público, pelo ajudante de obra Iranil Souza. O objeto já foi recolhido pela Secretaria de Cultura, que mandará fazer estudos arqueológicos para determinar a origem do objeto. Será exposto no Museu da Vigia.
O local onde o artefato foi encontrado fica no centro da cidade, região onde as forças locais enfrentaram os cabanos. “Por isso, passados 187 anos daquele episódio, o achado ganha relevância histórica. A Cabanagem será um dos temas do novo museu”, disse o secretário.
A obra está em processo de licitação pela Secretaria de Estado de Turismo, que firmará um convênio com a prefeitura para executar a reforma.